http://www.guaruja1.xpg.com.br

 Folclore de Guarujá

  Texto original de autoria da Baronesa Esther Sant'Anna de Almeida Karwinsky

O folclore representa a melhor expressão do saber popular, preserva e retrata os costumes tradicionais de um povo. Em Guarujá, essas manifestações estão muito arraigadas nos vários segmentos da sociedade, através de suas festas e especialmente de suas crenças.

Guarujá, mais conhecido como balneário de classe internacional, graças a beleza de suas praias, também apresenta notável riqueza de tradições e manifestações folclóricas.

Define-se o folclore como ciência que estuda os fatos da cultura material e espiritual criados ou adaptados pelos meios populares. Neste sentido, o Folclore de Guarujá vem sendo pesquisado desde 1968, pela Comissão Municipal de Folclore e Artesanato e a Associação de Folclore e Artesanato de Guarujá, com divulgação através do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal.

O evento mais tradicional desta divulgação é o Festival de folclore de Guarujá, realizado no mês de agosto, que aliás consta do Calendário Oficial de Eventos da Secretária de Turismo do Estado de São Paulo. A programação dos festivais inclui apresentações de artefatos do artesanato autêntico regional bem como confeccionado por escolas e populares; danças, músicas e cantos caiçaras; concursos de brinquedos folclóricos, narrativas de contos populares; plantas medicinais; palestras sobre temas do folclore bem como a comemoração do Dia Universal do Folclore em 22 de agosto .

A realização dos festivais conta com a participação das escolas estaduais, municipais e particulares e apoio e apoio dos Departamentos Municipais de Educação e Cultura.

A exposição de presépios , destinada a manter viva a tradição de armar presépios, se realiza há 19 anos no mês de dezembro, com a participação da comunidade, escolas, terreiros e particulares.


Guarujá - Mais Folclore
[  Folclore de Guarujá   ] [   A Dança do Chapéu   ] [   Caranguejo  ]

[   Inha Ninha   ]

[  http://www.guaruja1.xpg.com.br   ]