PRAIAS DO GUARUJÁ - SP

Fortaleza da Barra Grande

Praia de Santa Cruz dos Navegantes (650 metros)
Localizada a sudoeste da ilha, pequena e rústica, parte de seus habitantes exercem atividades ligadas a pesca. O acesso a partir do Guarujá pode ser feito por via terrestre através da estrada que liga os bairro do Guaiúba, a Santa Cruz dos Navegantes, é possível também ser acessada a partir de Santos por via marítima, com embarque na Ponte dos Práticos (Ponte Edgard Perdigão), localizada na Ponta da Praia. A principal atração em Santa Cruz dos Navegantes não é a Praia, mas a histórica FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE, construída em 1585 para servir como defesa para a cidade. Mais informações sobre visitas a Fortaleza podem ser obtidas junto a Unisantos no telefone 3205-5555 ramal 1240.
 
 
 
 
 



Praia de Pitangueiras

Praia das Pitangueiras (1800 metros)
É a primeira praia a ser vista , quer se chegue por balsa ou pela estrada pois localiza-se na área central da cidade, e divide o litoral do município em praias tanto ao norte quanto ao sul. Boa para banho, urbanizada por excelência, tem longos edifícios por toda sua faixa costeira. É uma das praias com maior concentração de turistas, tem uma área preferida para a prática do surf, junto ao Morro do Maluf, nas Pitangueiras você tem também o calçadão onde ficam os restaurantes, bares e o shopping La Plage. No extremo oeste da praia fica o Edifício Sobre as Ondas, quando a maré esta alta a água chega a bater até sua base. Esta praia no passado era conhecida como Praia das Laranjeiras, pois ali havia uma cultura de laranjeiras de propriedade de Dona Maria Malta, com o passar do tempo as laranjeiras foram substituidas por pés de pitangas, daí o nome Pitangueiras. [ Mais Imagens ]
 
 


Praia da Enseada
Praia da Enseada (5650 metros)
É a primeira praia ao norte de Pitangueiras, separada desta pelo Morro do Maluf, sendo a praia mais extensa da Ilha de Santo Amaro, sua costa não possui edifícios , totalmente urbanizada, apresenta uma boa estrtura de lazer, inúmeros bares, quiosques, restaurantes e casas noturnas, alem das tradicionais mansões de veraneio.
É na Praia da Enseada que durante a temporada acontecem os eventos esportivos patrocinados por empresas, com uma frequência muito grande de turistas, pois é onde se encontra a maioria dos hotéis.
A vida noturna é movimentada atraindo gente de todas outras praias do município.
Além de belas paisagens, no final da praia você encontra a Ponta do Tortuga, muito procurada pelos adeptos dos esportes náuticos, como jet-skis e iatismo. O aspecto histórico desta praia é que em suas areias desembarcavam escravos trazidos da África, até os anos 50 ainda existiam os barracões que foram usados para receber estes escravos.




Praia dos Astúrias

Praia dos Astúrias (1000 metros)
Esta separada de Pitangueiras por um costão de pedras, é uma espécie de prolongamento natural da primeira em menor escala. Situa-se a oeste da Ilha de Santo Amaro. É uma das praias mais charmosas do Guarujá, bastante frequentada por turistas, tem recantos pitorescos e sua beleza é realçada pela presença de barcos de pescadores, junto a Ponta das Galhetas, o que torna uma atração para os visitantes. É uma praia de águas calmas, boa para banho de mar, no calçadão há quiosques, bancos e coqueiros, dando um ar especial a esta praia. Da  Ponta das Galhetas pode-se admirar as praias de Pitangueiras e Enseada e, também praticar a pesca. [ Mais Imagens ]
 



Praia do Tombo
Praia do Tombo (856 metros)
Neste local as variáveis oceanográficas e morfológicas do ambiente resultaram numa praia de fortes ondas, água verde-azul e areias cristalinas, elementos de atração para surfistas e muita gente bonita de todas as regiões do país. Do ponto de vista urbano a praia recebeu um tratamento especial, pois apresenta um belo calçadão, tendo na parte central de sua extensão uma estrutura fixa para eventos relacionados ao surf, a ausência de grandes prédios na beira da praia é outro fator que colabora para o encanto do ambiente, o que se vê são hotéis e grandes mansões. Na extremidade esquerda (NE) temos a Ponta das Galhetas e na outra extremidade a direita(SE) O Morro que abriga o Forte dos Andradas, uma outra atração da região. Bem em frente a praia é visível a Ilha da Moela, um dos mais importantes pontos para a navegação no litoral brasileiro, lá esta instalado o Farol da Moela, contruido em 1836 e ainda em atividade. Para se divertir degustando delícias com frutos do mar acompanhado de cerveja/choop geladíssimos há os inúmeros quiosquis pelo calçadão, outra opção é tudo isto e muita música no Guaruçabar junto ao Morro do Forte. [ Mais Imagens ]
Temas relacionados:[  Ilha da Moela  ][  Forte dos Andradas  ]



Praia do Guaiúba
Praia do Guaiúba (856 metros)
Águas calmas e excelente balneabilidade.O acesso se dá logo após a entrada para o Forte dos Andradas.É uma praia rodeada por condominios e casas de veraneio cortadas por ruas de terra, com um aspecto um pouco mais intocado que o resto da orla. Por ser pequena e cercada por morros, fica apinhada de gente na alta  temporada.


 
 


Praia do Goes

Praia do Góes (250 metros)
No início da colonização dois irmãos de sobrenome Góes receberam a posse da área, em consequência ganhou o nome dos proprietários. Pequena praia com águas mansas e colônia de pescadores,moram cerca de 300 pessoas, com casas típicas de pescadores e crianças acostumadas a saltar na água das pontes dos atracadouros, é ponto tradicional de paradas de embarcações de passeio. Um lugar onde a maré sobe com frequência mas há espaço garantido para cadeiras e banho de sol, há sempre uma mesa esperando por você, num barzinho ou na faixa de areia, onde você pode escolher uma porção de caranguejo com molho e pão, pratos a base de peixe, como a moqueca ou um filé com molho de camarão tudo isso alternado por uma cerveja, um suco ou um banho de mar, há santistas que não perdem a oportunidade de almoçar do outro lado, junto a natureza.O acesso é feito por barcos que partem da ponte dos Práticos em Santos( Ponte Edgard Perdigão) ou por terra numa trilha(grau de dificuldade médio) de mais ou menos 20 minutos de duração que parte da Praia Santa Cruz dos Navegantes(em Guarujá, junto a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande). Passeios de barco ou mergulhos podem ser agendados pelo telefone 3354-5341, com Paulo Theodósio, ou ir de barco até Praia do Góes, e conversar com a comunidade, bastante receptiva.


Praia do Cheira Limão
Pequena praia localizada entre a Praia do Góes e a Praia do Sangava, o nome deve-se ao fato de sua localização ao pé do Morro dos Limões, sendo difícil o acesso por terra. Acesso por barco a partir da Ponte dos Práticos em Santos ou a partir da Praia do Góes.


Praia do Sangava (90 metros)

Praia do Sangava


Pequena praia localizada a sudoeste da Ilha de Santo Amaro, seu nome é uma incógnita até para os moradores da região, com águas calmas e claras, o local é cercado por pedras enormes, vegetação exuberante e conta inclusive com uma piscina natural, ideal para margulhos, os amantes da pesca submarina vão encontrar no local uma profunda caverna. Devido ao seu difícil acesso o local é pouco visitado, porém navegadores (embarcações, jet skys, caiaques) fazem do local parada obrigatória. Acesso por trilha através da Praia do Góes ou por barco a partir da Ponte dos Práticos em Santos (grau de dificuldade médio).
 
 
 
 


Praia do Monduba
Praia do Monduba (650 metros)

Uma praia de areias finas e brancas, água em tom de esmeralda, por  ser área militar, o acesso de banhistas só ocorre com autorização do Exército, que também oferece passeio monitorado à  sua principal atração: O FORTE DOS ANDRADAS, aberto ao público sextas,sábados e domingos das 9:00 ás16:00 horas. Ocasionalmente as visitas podem ser suspensas em função da presença do presidente da república Sr. Luis Inácio Lula da Silva, devido local ter entre suas características, a garantia de privacidade.
 
 
 
 
 
 


Praia do Bueno
É uma praia de acesso restrito devido situar-se em área militar, no FORTE DOS ANDRADAS.

Praia do Saco do Major

Saco do Major



Tem esse nome em virtude de sua topografia, e no passado ter sido moradia de um oficial aposentado. Para chegar a esta praia segue-se em mar aberto em direção a Ilha das Palmas, contornando a Ponta Grossa, entrando numa baía. A existência de formações rochosas próximo a orla dificultam a aproximação de barcos, mas é possível aproveitar para nadar até a areia nas águas cristalinas do lugar.





Praia de Pernambuco
Praia de Pernambuco e Mar Casado

É uma praia com pouco mais de 1500 metros,  que podemos considerar como se fossem duas com características bem diferentes, uma com maior extensão aproximadamente 1000 metros cujas características são ondas fortes sendo uma atração para os surfistas. A outra de aproximadamente 500 metros apresenta águas calmas adequadas para crianças e adultos, quando a maré sobe seu nível a água das duas praias se encontram dando origem a Ilha do Mar Casado, que pode ser alcançada caminhando-se pela água. Rodeada por ricas mansões, paisagens e coqueiros, é um dos recantos frequentados por gente famosa e bonita. Fica bastante movimentada nos finais de semana.
Será na Praia de Pernambuco a construção do Resort Jequitimar, o empreendimento de R$ 150 milhões que a Sisan (Silvio Santos) Empreendimentos Imobiliários começa a construir sobre um terreno 56 mil metros quadrados defronte para a praia, a 50 minutos da capital paulista.
[ Mais Imagens ]
  
  





Praia do Éden


Com cerca de 100 metros de extensão, está localizada na Reserva Ecológica  do Sorocotuba, é um dos últimos recantos preservados do Litoral Paulista, a praia fica encravada no meio de rochedos, areias limpas, um mar verde-azulado , é ideal para a prática de mergulho, com um pouco de sorte pode-se admirar nos finais de tarde tartarugas e outros animais da fauna aquática. Esse pequeno pedaço do paraíso conta com infra-estrutura para atender os visitantes, pois no local um dos primeiros moradores mantém um bar, onde é possível saborear porções de várias éspecies de peixes, feitos com muito esmero, e uma cerveja bem gelada. Outra opção é um refrescante mergulho, até 10 metros de profundidade existe muita vida, lagostas , peixes e invertebrados, a limpidez da água propicia uma boa visão do fundo do mar. O acesso é feito pela estrada Guarujá-Bertioga , a menos de um kilômetro da Praia da Enseada, subindo a pista asfaltada do Morro do Sorocotuba ( Reserva Ecológica do Sorocotuba ) , aproximadamente 150 metros acima há o acesso para a praia. A partir dai , para chegar à areia, você deverá descer uma trilha íngreme em meio à vegetação de Mata Atlântica, não levará mais que cinco minutos, pronto, você esta na praia.


Praia do Perequê
Praia do Perequê (2200 metros)

Entre os moradores mais antigos do município, costuma-se dizer que: Quem visita a cidade e não vai à Praia do Perequê, com certeza não conhece a cidade. É um bairro que ainda conserva os seus principais atrativos, é uma praia de pescadores, com uma frota de mais de 200 embarcações de pesca espalhados próximos a costa, e um comércio especializado em frutos do mar junto a   orla repleta de pequenos restaurantes .È comum os visitantes apreciarem o lançamento de redes no mar, a chegada de canoas e barcos que descarregam sua produção na praia, para abastecimento do próprio mercado de peixes,  no local. A Praia do Perequê é mais   uma opção para quem quer tomar uma cervejinha e petiscar uma porção de camarão frito, ou como ponto de partida para quem quer se aventurar em um passeio de barco pela costa do município.
Chega-se a Praia do Perequê pela Estrada Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), conhecida como Estrada Guarujá-Bertioga.
 
  
  






Praias de São Pedro, Iporanga e do Pinheiro
Iporanga
Chega-se a éstas praias, após a Praia do Perequê, seguindo pela Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (16,8 km).

Piscina Natural - Praia de Iporanga

O acesso é dificultado pela presença de condominios residenciais, é também área de preservação ambiental, da Reserva Ambiental Sítio de São Pedro. Há uma portaria que controla a entrada e saída, pois o estacionamento tem capacidade para somente 93 carros, no local há também duchas e banheiros. Não havendo mais vagas no estacionamento , o visitante deverá percorrer um razoável percurso com subidas e descidas a pé. Não há quiosques nem bebidas.

São Pedro e Pinheiro são boas para surf. Iporanga é a mais interessante, com uma cascata que forma uma pequena piscina natural. Outra opção é atingi-las pelo mar, através de passeio de escuna.





Praia do Camburizinho

Sua localização é a nordeste da Ilha de Santo Amaro, bem junto a Foz do Canal de Bertioga, para chegar la é necessário uma caminhada por uma trilha de aproximadamente 4 km em plena mata atlântica, com nível médio de dificuldade ideal para os amantes do ecoturismo, entre outros aspectos o visitante encontrará ruínas do século 16 e 17 .[ Mais informações sobre visitas monitoradas podem ser obtidas no site: ] [ www.harpyia.com.br/ ]


Prainha Branca e Praia Preta

Está situada na região denominada Rabo do Dragão, no extremo(Nordeste) da Ilha de Santo Amaro Chega-se a elas seguindo até o  final da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana ( estrada Guarujá-Bertioga via balsa ) no ferry boat,

Prainha Branca
o carro pode ser deixado no estacionamento da balsa, o ponto de acesso da trilha que leva até a praia é ao lado direito do atracadouro, tem um pequeno portal e placas indicando o início da trilha de aproximadamente 2 km. O caminho entre a vegetação frondosa coloca o visitante em contato direto com a natureza. Com sorte, é possível encontrar animais característicos da Mata Atlântica que estão ameaçados de extinção, como a preguiça e várias espécies de aves.
  Não bastasse todo o espetáculo oferecido pela natureza, as trilhas que dão acesso à Prainha Branca também têm variantes que levam às ruínas dos fortes de São Felipe e São Luís, construídos pelos portugueses durante o período do Brasil-Colônia para proteger a entrada do Canal de Bertioga e, assim, evitar a chegada de corsários ao Porto de Santos.
Após uns 40 minutos de caminhada( nível de dificuldade - fácil ) chega-se a praia , com sua exuberante Mata Atlântica, águas cristalinas e boa para surf, onde você também encontra pousadas, barracas de acampamento, restaurantes, barzinhos e uma comunidade de caiçaras, antigos habitantes do litoral.
O vilarejo da Prainha Branca é uma comunidade tradicional reconhecida pela resolução 48/92 do Condephaat, com uma população de 355 moradores (dados de 2004). Os registros de ocupação da região datam de 1830.
A transformação da região em área de preservaçao ambiental e a presença das Ongs ambientalistas tem evitado novas agressões à Serra do Guararu e à Prainha Branca, alvos de especulação imobiliária e da ocupação irregular.
Trilhas da Prainha Branca
Trilha Principal Vai até a praia, em uma trilha construida de pedra. 2 km, dificuldade nível 1
Trilha da Ermida do Guaibê Vai até a ermida de Santo Antônio do Guaibê. 1 km, dificuldade nível 1
Trilha antiga Antigo caminho até a praia, com trechos de subida e sinuosos. 2Km, dificuldade nível 2
Trilha do cantão Trilha que vai até a área denominada cantão. 1,5 km dificuldade nível 3
Trilha da Praia Preta Trilha que leva até a Praia Preta. 3 km dificuldade nível 3
Trilha do Camburizinho Vai a a região denominada Camburizinho. 4 km dificuldade nível 3
Trilha do Camburizinho para a Cachoeira Trilha feita a partir da trilha do Camburizinho. 1 km dificuldade nível 3
Trilha até a Cachoeira Feita a partir da trilha principal até a cachoeira. 4 km dificuldade nível3
Trilha do Forte São Felipe 1,5 km dificuldade nível 3
Monitores Contatos pelos telefones 3305-6119 e 3305-6102
Lazer R$ 50,00, com um monitor para cada 10 pessoas
Estudo do meio R$ 70,00, com 1 monitor para cada 10 pessoas
Fonte: Jornal a Tribuna - Santos - domingo 29 de agosto de 2010 - texto de Simone Queirós

[ Dúvidas e Sugestões - sousaraujo@yahoo.com.br ]  [ Página Principal ]